"HOMME LIBRE. TOUJOURS TU CHÉRIRAS LA MER"

Jul 1, 2007

A miúda e o mar

Raspa é um amigo louco da Miúda e do Mar. Nunca teve um tostão. Sobrevive de pequenos biscates, no porto, e acha que o espírito de Raspoutine baixou nele. Conhecedor profundo das aventuras de Corto Maltese, acredita que Hugo Pratt vai regressar para pôr fim ao polémico projecto de publicar novas aventuras do seu herói.

Questionado por um jornalista que lhe coloca a questão de Hugo Pratt ter sempre manifestado a vontade de Corto continuar a viver a sua vida mesmo depois do seu desaparecimento, Raspa diz:

- Eu conheço muito bem o Corto, salvei-lhe muitas vezes a vida, fui considerado o seu “melhor inimigo”, e faço quase tudo por dinheiro por isso posso dizer com propriedade que, se o Corto quisesse publicar mais aventuras não teria aguardado doze anos para o fazer! A amizade que liga Corto a Hugo Pratt não tem preço. Eu tentei propor-lhe esse negócio milhares de vezes, logo a seguir ao desaparecimento de Hugo Pratt e da última vez sabes o que é que o Corto me disse?

- Não

- Repetes outra vez isso, Raspoutine, e és um homem morto!

- Morto, disse eu incrédulo (o Corto também me salvou a vida várias vezes)?

- Acabou-se a nossa amizade! É isso que queres?

O jornalista da rádio local vira as costas a Raspa e vai repetindo para si próprio enquanto se afasta do porto:

- Este gajo é completamente louco…

A miúda e o Mar sorriem enquanto olham para o cartaz com um desenho de Corto, feito pelo Raspa e que ele empunha com um ar orgulhoso de um lado para o outro

No comments: