"HOMME LIBRE. TOUJOURS TU CHÉRIRAS LA MER"

Jan 18, 2008

A Miúda e o Mar

- Miúda…
- Mar?
- Chega aqui…
- Aqui?
- Não, não, não, Miúda, aqui.
- Está bem, Mar, aqui.
- Vou contar-te um segredo
- Um segredo, Mar?
- Um segredo, Miúda, que já tentei contar-te antes mas tu estavas a pensar noutras coisas
- Em que coisas, Mar?

- Empresta-me a tua mão…
- A minha mão, Mar, então posso?
- Não, Miúda…emprestas-me?
- Sim!
- Fecha os olhos
- Já fechei
- O que é isto?
- Um lápis, Mar?
- E isto?
- Uma folha, Mar? Está húmida…
- Está, Miúda, estamos à beira-mar, e eu molhei de propósito esta folha, mas tu confias em mim?
- Confio, Mar!
- Esta folha não tem nada escrito
- Eu acredito, Mar!
- Escreves com a mão direita?
- Não sabes, Mar?
- Estava a brincar contigo!
- Estou a escrever, Mar? O quê?
- Concentra-te, Miúda, que letra foi esta?
- Um… (e a Miúda disse baixinho ao ouvido do Mar que se afastou com doçura)
- Agora não digas mais nenhuma letra
- Porquê, Mar?
- Porque é o nosso segredo mais profundo

- Eu, Mar?
- Sim, Tu, Miúda!
- Para ser feliz, Mar?
- Para ser feliz!
- Quando é que descobristes, Mar?
- Há muito tempo, Miúda, há muito tempo…mas esse é outro segredo…

- O nosso segredo é mesmo muito profundo, não é Mar?
- É, Miúda, e é muito importante que compreendas tudo o que está nesta folha…que já vai ali…consegues vê-la?

- Consigo, Mar, consigo
- Amigos, Miúda?
- Amigos, Mar! Posso? A sua mão ainda está na minha mão…
- A minha mão? Miúda, nem tentes!
- Estava a brincar, Mar, estava a brincar…já vistes como está bonito este fim de tarde? O nevoeiro a cair, as luzes…
- Tens razão. Agora preciso de ir. Ficas bem?
- Fico, Mar, fico. Depois posso ir ter contigo?
- Podes, claro, quando quiseres
- Agora eu vou descansar…
- Então, Miúda?
- Estou cansada, Mar, preciso de dormir
- Está bem, Miúda, dorme bem
- Obrigada, Mar, o teu beijo sabe a…
- Miúda!
- Sabe, no sentido de ser um beijo infinitamente bom e profundo
- Miúda!
- O que quero dizer é que hoje… foi um dia muito especial…
- E?
- E que eu vou conseguir dormir bem e que amanhã vou…
- Vais…

- Vai, Mar. Eu sei que tens que ir agora. Fica descansado. Percebi tudo.

- Tudo, Miúda?
- Vai, Mar, descansado, eu apareço. Para a semana. E não fico triste se não quiseres tomar aquele pequeno-almoço que temos adiado, aqueles ovos quase cozidos com sal e pimenta, aquelas fatias de pão com queijo e pepino que eu adoro, aquele café fantástico, aquelas frutas deliciosas…
- Miúda!
- Mar, estou muito cansada, não sei o que digo…

- Miúda, gosto de ti!
- Mar, gosto de ti!

- Amigos?
- Amigos!

No comments: